A distribuição de mercadorias consiste em um sistema de administração de produção, onde é fundamental e determinante que tudo seja produzido ou transportado e mesmo comprado na hora exata.
Este modo é muito eficaz, e pode ser aplicado em qualquer organização, desde que seja para eliminar estoques e também reduzir custos vindos desses.
O sistema de distribuição de mercadorias é feito para que o produto ou matéria prima chegue ao local de utilização somente no exato momento em que for preciso ou necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
O conceito desse sistema está relacionado ao conceito de produção por demanda, ou seja, conforme o necessário, onde vende-se o produto para comprar matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.
Nas fábricas onde está implementado, o estoque de matérias primas precisa ser mínimo e suficiente para poucas horas de produção. A fim de que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados estarem interligados para que possam fazer entregas de pequenos lotes.
Reduzindo o número de fornecedores para o mínimo possível, isso contribuirá para que se possa alcançar os benefícios do modo de produção. Além disso, esta redução no modo de distribuição de mercadorias precisa ser bem planejada, pois senão poderá haver falta de estoque ou outros problemas.
A melhor maneira de prevenir eventuais transtornos é selecionar cuidadosamente os fornecedores e ter uma forma de entrega segura, de modo a certificar-se da qualidade e confiabilidade do processo. Grandes fornecedores também podem comprar suas matérias-primas, o que contribui para que toda a cadeia mercadológica seja concentrada e assim é possível que o trabalho fique muito mais prático.
Um exemplo muito prático são as montadoras, pois os fornecedores das mesmas trabalham na modalidade de distribuição de mercadorias, fazendo entregas de pequenos lotes na mesma frequência da produção da empresa, criando um fluxo seguro e rápido com um processo de entrega inteligente.
O sistema de produção pode adaptar-se mais facilmente a empresas cujos produtos são de certa forma relativamente previsíveis e constantes, sem grandes oscilações. A estes produtos é possível trabalhar dessa forma chamada distribuição de mercadorias e ter um tipo de negócio muito mais flexível e rápido.
É preciso, portanto, por outro lado contar com uma empresa de entrega que possa cumprir as demandas que se criam nesse tipo de entrega. Ter os produtos na porta da empresa quando necessário, dentro do prazo e sem faltas. É, portanto, fundamental o papel de uma boa transportadora nesse processo e com eficácia em sua gestão de transporte.
Uma empresa que necessite de produtos cujo estoque está sempre no limite, poderá contar com a entrega no momento certo e na quantidade específica, sem gastos a mais e sem sobra de mercadoria.
Esse processo é muito mais efetivo para o caso de ter um capital de giro mais restrito ou em caso de se querer fazer uma boa economia ou mesmo quando se necessita vender o estoque excedente.
Dessa maneira, o sistema é ideal para todas as empresas que pretendem otimizar seu processo de estoque e transporte de mercadorias, em um processo mais prático e rápido, tendo seus produtos entregues na porta da empresa no momento oportuno e conforme a necessidade.
Solicitar orçamento no WhatsApp